‘Livraria de esquerda’: unindo isentão e bolsonarista

* Por Daniel Louzada

Volta e meia ouço que a Leonardo da Vinci é uma “livraria de esquerda”. Ainda não entendi bem o que o complexo conceito significa, mas ele sempre vem acompanhado de um tom reducionista. Pela escassez, a existência de uma livraria generalista “de esquerda” a destacaria.

O tamanho desse exotismo – uma livraria que desde o seu lugar modesto simplesmente participa do debate com escolhas, agenda e provocações – dá uma pequena amostra da nossa indigência.

Linda, livre e democrática: esta é a Livraria Leonardo da Vinci (Foto: Caio Bellandi)

Lembro bem de vitrines e mesas de 2014 a 2018 com discurso único pró-Lava-Jato e anti-esquerda, da exposição espetacularizada de livro de torturador, de livro de candidato de esquerda sendo escondido em loja na época da eleição para “não criar problemas com os clientes”; lembro de muitos outros casos de ausências e vetos. Nenhum valente ou sábio do nosso tempo chamou essas casas de “livrarias de direita”.

Leia também:
Capitalismo x Ecologia: 11 mil cientistas contra o negacionismo paranoico
Austeridade econômica: por que o Flamengo não é o Brasil?

Livrarias – as verdadeiras – não são bibliotecas particulares, nem clubes, nem patotas, onde só cabem nossas ideias, embora tenham horizontes e direções. Livrarias não deveriam ser espaços tuteláveis pelo autoritarismo de opiniões correntes majoritárias ou minoritárias mas, pela natureza do negócio do livro, deveriam participar do debate público com a expressão da diversidade existente na sociedade traduzida no mercado editorial.

Pena que no Brasil só tenhamos livrarias “de esquerda” e nenhuma “de direita”, né?

* Daniel Louzada é proprietário da histórica e necessária Livraria Leonardo Da Vinci, parceira do Lado B do Rio.

A partir de R$ 2 mensais, você colabora com a produção de mais conteúdo nas plataformas do Lado B do Rio. Seja Padrim e conheça as metas e benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest