Gabi indica: Belfast e as lembranças da infância

‘Belfast’ finalmente chegou aos cinemas brasileiros na última semana. Com sete indicações ao Oscar, é um dos favoritos para a noite do maior evento do cinema, que acontece no dia 27 de março, em Los Angeles. Kenneth Branagh, conhecido pelas adaptações da obra de Shakespeare no cinema, é quem assina o roteiro e dirige o filme que leva o nome da cidade onde nasceu, Belfast, na Irlanda do Norte.

O longa conta de uma forma bem-humorada e através do olhar de uma criança, o pequeno Buddy, os conflitos religiosos dos anos 1960 entre católicos e protestantes no país. A família de Buddy é protestante e seu pai se recusa a fazer parte da violência, chegando a ser ameaçado por não aderir as ondas de protestos e saques em lojas e residências. Já a mãe é responsável por criar dois filhos e ensiná-los a ficarem longe de qualquer bagunça, já que o marido trabalha em Londres e só vem para casa a cada duas semanas. A atriz Judi Dench interpreta a avó e Ciarán Hinds o avô, ambos indicados à categoria de melhor atriz e ator coadjuvantes. Os dois participam da educação de Buddy e ajudam o garoto a falar com a menina Catherine, por quem é apaixonado e vê todos os dias na escola. É uma relação bonita de avós, pais e filhos numa época de dificuldades e violência. As crianças brincam nas ruas com barricadas ao fundo enquanto o Exército controla quem entra e quem sai do bairro, pois novos ataques podem acontecer a qualquer momento.

Leia também:
A luta das mulheres move o mundo
As pautas de gênero, o aborto e 2022
Gabi indica “The Americans” e “O fim do homem soviético”

Buddy gosta de ir ao cinema com os pais e o irmão mais velho, Will. O pai está atolado em dívidas, não para de chegar cartas de credores, mas ainda assim, no pouco tempo que tem quando está em casa, tenta estar perto dos filhos. Pensa em aceitar uma proposta de trabalho e se mudar de vez com a família para Londres, já que os conflitos não diminuem. Porém, o menino diz que não quer sair de Belfast, não quer estar longe dos avós e da Catherine. No entanto, o pai teme pela sua infância e pela adolescência de Will, conversas na cozinha aos sussurros e com os avós, levam o casal a se decidirem por Londres e deixar Belfast para trás. Buddy acaba aceitando, se despede da sua paixão infantil, e pergunta ao pai se os dois tem um futuro, pois a menina é católica e ele protestante. O pai responde que sim, independente de religião, o que importa é o amor e respeito.

Belfast conta os conflitos na Irlanda pelos olhos de uma criança (Divulgação)

Branagh conta também a sua infância em Belfast em tempos nebulosos, em preto em branco, como o filme, mas com bom-humor, cenas bonitas e canções do irlandês Van Morrison. É uma homenagem aos irlandeses que saíram da sua pátria e os que ficaram, pois a vida é assim, uns vão e outros ficam, mas as lembranças da infância sempre permanecerão.

*Deseja ajudar o Lado B? Torne-se um apoiador na Orelo a partir de R$ 2 por mês ou faça um PIX para [email protected]

2 thoughts on “Gabi indica: Belfast e as lembranças da infância

  • 20 de março de 2022 em 13:39
    Permalink

    Boa tarde, você voltou à ativa! Que bom! Obrigada pelas dicas sobre o filme ! Vou assistir!
    Vou colaborar , vamos ver se acerto.
    Vamos lutar pela terceira via. Que tal a Senadora Simone Tebet, passado limpo , aliada à competência administrativa. Uma mulher competente no poder. Ela tem dados graves informações sobre os acordos russos firmados com o atual Presidente!!!
    Precisamos acordar ,A questão do fertilizante é séria. Precisamos ter cuidados com os hackers russos.
    Sem terra é algo que ñ foi resolvido nos 10 anos do PT no governo!
    E o livro já foi para a Maternidade?
    Bjs

    Resposta
  • 28 de março de 2022 em 11:06
    Permalink

    Gabriela, a o PT é corrupto! Procura ler o livro do Sérgio Moro!
    Milhões foram devolvidos à PETROBRAS, as empresas envolvidas ,como a Odebrecht pagaram milhões ! O Marcelo Odebrecht foi afastado da empresa. Ñ entra mais lá.
    Quem paga as despesas do escritório Zanin?
    Quem pagou as obras do triplex? Por que o porteiro do prédio foi demitido?
    Bolsonaro é um lobo , perigoso e também corrupto!
    Leia e informe -se!! Ñ colabore com a volta das invasões às terras alheias!
    As pessoas têm que conquistar as coisas, como os seus pais ,os meus e tantos outros pela força do trabalho.
    O governo deve ajudar as pessoas a terem os seus imóveis, com financiamentos leves , morar em favelas sem infraestrutura leva a mortes ,como em S.Paulo, Petrópolis , Friburgo, Teresópolis e outros lugares.
    O Gov. petista diminuiu o índice de analfabetismo no país? Veja as estatísticas!!! Eu dava aulas e estava a par disso.
    Um bom Min. da Educação ñ houve. Informe- se sem paixão!!!
    Bjs

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.