Gabi indica: ‘My Brillant Friend’, duas amigas descobrindo a vida

My Brillant Friend é o título em inglês da série baseada nos livros da tetralogia napolitana da escritora Elena Ferrante. As três primeiras temporadas estão disponíveis na plataforma de streaming HBO Max Brasil. Cada temporada aborda um livro, cujo primeiro é A amiga genial. Conta a história de duas meninas, Elena Greco e Raffaella Cerullo, num bairro muito pobre em Nápoles do pós-guerra. Elena, também chamada de Lenu, e Raffaella (a Lila) moram no mesmo prédio, brincam no pátio, frequentam a mesma escola e são as mais inteligentes da turma. O pai de Lenu insiste para que a filha continue estudando, mesmo a mãe sendo contrária, pois precisa da ajuda da filha para cuidar de seus outros três irmãos. Já o pai de Lila acha que a filha não deve continuar na escola, não há dinheiro para pagar e Lila precisa ajudar sua mãe em casa ou na sapataria da família. A professora Oliveiro ainda tenta conversar com a esposa do sapateiro, porém sem sucesso.

Leia também:
Após ataques e sucateamento de Bolsonaro, artistas populares acordam no embalo de Lula
Falta um mês. Ou faltaria…
Viver é deixar legado!

Os demais alunos que moram no bairro também não continuam na escola e começam a trabalhar. Eram anos muito difíceis, é possível ver a deterioração dos prédios cinzas, sempre muito sujos, localizados próximos a uma longa estrada, onde passam caminhões espalhando sempre muita poeira. E como é típico da Itália, em ‘My Brillant Friend’ há alguns que trabalham honestamente em meio as desigualdades econômicas e sociais enquanto há outros que gostam de lucrar com o ilegal. Vemos na série e nos livros a família Solara, cujos filhos são os contrabandistas do bairro. Os demais moradores temem estar no ‘livro vermelho’ da Senhora Solara.  

Lila e Lenu passam longe do bar dos Solara. Enquanto Lenu continua estudando com a professora Oliveiro, Lila começa a trabalhar com o irmão na sapataria da família. Mesmo sem poder estudar, ela aprende latim e grego sozinha e ajuda a amiga quando tem dificuldades. A inteligência de Lila é tanta que adolescente, ela já consegue criar modelos de sapatos, nunca vistos até então. Só o que ela deseja é conseguir dinheiro e tentar sair do bairro, pois sabe que aqueles que ficam estão propensos a ficarem nas mãos dos mafiosos Solara. E é triste ver que Lila, uma das alunas mais inteligentes da escola, não tenha seguido estudando por pura ignorância de seu pai.  

As protagonistas Lila e Lenu ainda crianças (Reprodução)

Lenu também sente falta de ter sua amiga na sala de aula. Acompanhamos seu esforço até chegar à universidade. Algumas vezes sofrendo bullying de algumas colegas ricas, mas que mal sabiam que a menina de Nápoles era muito mais inteligente que elas, mesmo falando diferente, e não o italiano das demais cidades. Quando Lenu se casa com o filho de professores universitários, vemos a emoção de sua mãe de longe a observando. Certamente estava pensando em como estava orgulhosa de ver sua filha, no que ela conquistou e onde havia chegado, bem diferente de várias meninas do bairro.  

Em ‘My Brillant Friend’, a relação de amizade de Lila e Lenu ora é mais próxima, ora é mais distante, porém entre as duas o afeto permanece, mesmo que algumas vezes não compreendamos. Elena Ferrante escreve uma bonita história de laços de amizade, afetos, ascensão social, paixões, desafetos e as complexidade de nós seres humanos. Tanto que a identidade da autora é também um mistério. Sabemos que Elena é um pseudônimo e que teria nascido em Nápoles, porém prefere manter a sua real identidade anônima. Acredito que devemos respeitar o anonimato. E, como leitores, nos resta ler a tetralogia e ver a série no streaming que em breve chegará a quarta e última temporada.

*Deseja ajudar o Lado B? Torne-se um apoiador na Orelo a partir de R$ 2 por mês ou faça um PIX para [email protected]

2 thoughts on “Gabi indica: ‘My Brillant Friend’, duas amigas descobrindo a vida

  • 3 de junho de 2022 em 13:41
    Permalink

    Obrigada pelas orientações. Vou tentar ver a série da HBO.
    Gostei bastante da sinopse da série.
    Parabéns pelo seu trabalho, admiro – o.
    Vamos escolher bem o futuro Presidente!! O Brasil pede socorro!! Ñ podemos errar mais!
    Sucesso na sua atividade!!!
    Bjs.

    Resposta
  • 3 de junho de 2022 em 13:50
    Permalink

    Ñ aceitaram o meu comentário. Vou escrever de novo.
    Obrigada pela sinopse e indicações de leitura ,Gabriela!
    Vou tentar assistir a série.
    Bjs

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.