Opinião: O que é desenvolvimento?

Há poucos dias viralizaram imagens de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, onde a faixa de areia de uma praia está sendo aumentada. O motivo? A cidade conta com prédios enormes, com dezenas de andares, mesmo na sua orla, o que é um completo absurdo. 

Quem mora em local de praia, como aqui no Rio, sabe o básico: prédios na orla não podem ser muito altos, pois farão sombra e inviabilizarão a própria praia. Mesmo sob o ponto de vista capitalista, qual o sentido de pagar caro para morar em frente a praia e acabar prejudicando a praia com sombra? Não faz sentido. 

Leia mais de Lana de Holanda

Mas a lógica das cidades (e a lógica de tudo que envolve o capitalismo em si) deixou de fazer sentido há muito tempo. Se paga caro para viver em condomínios fechados e “seguros”, enquanto se defende políticas que só deixarão a sociedade mais insegura e mais violenta (como o armamento da população, por exemplo). As pessoas querem comer de tudo o ano todo, mesmo isso significando cada vez mais agrotóxicos nos alimentos e mais produtos químicos nos ultraprocessados. Todo mundo quer viver em cidades menos barulhentas e menos poluídas, mas ninguém está disposto a abrir mão do carro e defender transporte público de massa (e de qualidade, obviamente). Não tem lógica. O que impera, enquanto norma, é o desejo absoluto pelo conforto individual acima do bem estar coletivo. 

Em Balneário Camboriú está se aumentando a faixa de areia, com uma terra feia, que em nada se parece com areia do mar. E, pra além da questão estética, o pior é se fazer um remendo para corrigir outro, numa espiral de desrespeito ao meio ambiente, ignorando totalmente a natureza e a vontade própria do mar. E o mar sempre cobra. 

Desenvolvimento é mais carro na rua?

Aí eu me pergunto: o que é desenvolvimento? São cidades com prédios altíssimos que causam sombras que mudam por completo a paisagem? São blocos de concreto que matam o verde e deixam tudo parecido, com o mesmo aspecto cinzento? São cidades cada vez mais voltadas para carros e não para ciclistas ou pedestres? Afinal, o que é o tal desenvolvimento num mundo onde o PIB parece mais importante e é muito mais alardeado do que o IDH? Seguir desenvolvendo algo que está podre é um bom caminho? 

Reflexões importantes para qualquer pessoa que esteja preocupada com seu próprio futuro e com o futuro da nossa espécie.

A partir de R$ 2 por mês, você colabora com a produção de mais conteúdo nas plataformas do Lado B do Rio. Seja Padrim ou apoie no PicPay e conheça as metas e benefícios.

2 thoughts on “Opinião: O que é desenvolvimento?

  • 2 de setembro de 2021 em 07:38
    Permalink

    Muito bom esse texto, parabéns. Mudando de assunto, é verdade que o Lado B do Rio agora vai ter uma espécie de “Only Fans” na Orelo? Que triste. Enfim, obrigado pelo excelente texto.

    Resposta
    • 2 de setembro de 2021 em 16:25
      Permalink

      Olá, Lenin Marx!

      Teremos conteúdos exclusivos para apoiadores e apoiadoras do Lado B na Orelo. As faixas de apoio começam a partir de dois reais. O Lado B do Rio e o Lado B Notícias seguem gratuitos e em qualquer plataforma!

      Abraços!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest