Conheça candidatos e candidatas ao Legislativo que passaram pelo Lado B do Rio

O Lado B do Rio nasceu com uma proposta clara: ser um contraponto opinativo e parcial à mídia hegemônica, aquela controlada pelo grande capital. 

Em resumo: pessoas, movimentos e ideias que são escondidas, distorcidas ou apresentadas em poucos segundos no Globo, no UOL, no RJTV ou na BandNews, você encontra aqui em 60, 70 ou 80 minutos de papo livre, sem cortes, amarras ou edições. 

Entendemos que a eleição em um sistema de democracia representativa como o vigente no Brasil abre pouquíssimo espaço para legítimos representantes dos interesses do povo. Portanto, nessa época, cresce a nossa responsabilidade em apresentar para você, ouvinte/leitor, cabeças contra-hegemônicas que sejam opções de voto no dia 7 de outubro. 

Pensando nisso, fizemos um compilado com os candidatos a deputado estadual e federal do campo progressista que passaram por aqui, em campanha ou antes dela. Por motivos geográficos e logísticos, só entrevistamos quadros fluminenses. Mas, para quem não é do Rio, uma boa oportunidade de conhecer quem amanhã poderá estar representando não só o nosso estado, mas o campo progressista na política institucional. 

Vamos a eles e elas:


Elika Takimoto (PT), candidata à deputada estadual. 

Elika era uma professora que fazia repentino sucesso nas redes sociais com seus textos contra o golpe em Dilma Rousseff e em defesa das mulheres quando foi a primeira convidada do programa, em agosto de 2016. 

http://www.central3.com.br/lado-b-do-rio-02-elika-takimoto/ 

 

Orlando Zaccone (PSOL), candidato a deputado estadual. 

Delegado “fora da caixinha”, Zaccone é anti-proibicionista e faz parte do grupo policiais antifascista. Quadro interessantíssimo que apareceu em outubro de 2016.  

http://www.central3.com.br/lado-b-do-rj-06-orlando-zaccone/ 

 

Eliomar Coelho (PSOL), candidato à reeleição de deputado estadual. 

O decano da Alerj esteve conosco em julho de 2017 e mostrou quanto a sua experiência pode ser necessária para a resistência em um dos momentos mais difíceis da história do estado, 

http://www.central3.com.br/lado-b-do-rj-25-dep-eliomar-coelho/ 

Marcelo Biar (PSOL), candidato a deputado estadual. 

O professor Marcelo Biar apresentou toda sua experiência com educação para pessoas em situação de privação da liberdade em agosto de 2017, logo após o Exército ir às ruas do Rio, no que se tornaria a Intervenção Militar meses depois. 

http://www.central3.com.br/lado-b-do-rio-29-exercito-nas-ruas/ 

Glauber Braga

Glauber Braga (PSOL), candidato à reeleição de eputado federal. 

Um dos quadros mais combativos da atual legislatura, Glauber esteve conosco em junho de 2018, fazendo um balanço do que foi sua passagem por Brasília e contou o que espera do possível próximo mandato. 

http://www.central3.com.br/lado-b-do-rio-65-glauber-braga/ 

 

 

Luciana Boiteux (PSOL), candidata à deputada federal. 

Candidata à co-prefeita de Marcelo Freixo em 2016, a advogada esteve conosco em julho deste ano para falar dos direitos das mulheres, da descriminalização do aborto e a luta feminista. 

http://www.central3.com.br/31147-2/ 

 

 

Dani Balbi (PCdoB), candidata à deputada estadual. 

Dani é uma professora negra, mulher trans e do subúrbio. Progressista por natureza, ela deixou suas ideias sobre transfobia, direitos LGBTI, educação pública e investimento em ciência e tecnologia no programa gravado em agosto deste ano. 

http://www.central3.com.br/lado-b-do-rio-74-dani-balbi/ 

 

 

 

Jean Wyllys (PSOL), candidato à reeleição de deputado federal. 

Alvo de um ódio orquestrado, o combativo e representativo Jean Wyllys esteve conosco em agosto deste ano para fazer um balanço de seus oito anos em Brasília e dizer o que espera dos próximos anos. 

http://www.central3.com.br/lado-b-do-rj-75-jean-wyllys/ 

 

 

Flávio Serafini (PSOL), candidato à reeleição de deputado estadual. 

Em setembro deste ano, Flavio Serafini foi ao Lado B do Rio falar sobre sua passagem na Alerj, falou um pouco sobre o “Outro Lado da Poça” e o que pretende fazer caso seja reeleito para a casa legislativa. 

http://www.central3.com.br/lado-b-do-rj-76-flavio-serafini-psol-rj/ 

 

Renata Souza (PSOL), candidata à deputada estadual. 

Uma das herdeiras políticas de Marielle Franco, Renata era amiga pessoal e trabalhou no gabinete da vereadora assassinada em março. Esteve no Lado B do Rio em setembro mostrando o que uma mulher, negra, do Complexo da Maré, pode fazer na Assembleia Legislativa. 

http://www.central3.com.br/lado-b-do-rio-77-renata-souza/ 

 

 

Wadih Damous (PT), candidato à reeleição de deputado federal. 

Ex-presidente da OAB-RJ, o advogado petista foi ao Lado B em setembro falar da prisão de Lula, dos abusos do Poder Judiciário e analisou a conjuntura política do Rio e do país.  

http://www.central3.com.br/lado-b-do-rio-78-wadih-damous/ 

 

 

 

 

Heitor Cesar (PCB), candidato a deputado estadual. 

O professor marxista esteve no Lado B do Rio em setembro de 2018, falando sobre as dificuldades de fazer campanha em um partido comunista nos tempos atuais.

http://www.central3.com.br/lado-b-do-rio-79-heitor-cesar-pcb-rj/

 

 

 

Tainá de Paula (PCdoB), candidata à deputada estadual.

A arquiteta e urbanista foi a última das postulantes antes das eleições. Na primeira semana de outubro de 2018, ela falou sobre direito à cidade, transporte público e mobilidade urbana.

 

http://www.central3.com.br/lado-b-do-rio-80-taina-de-paula/

 

BÔNUS TRACK:

Tarcísio Motta (PSOL), candidato a governador 

Tarcísio acabara de ser eleito vereador do Rio de Janeiro quando foi ao Lado B do Rio, em dezembro de 2016. Agora, quer ser tenta novamente o governo do Estado, em meio a “vários Cabrais”.  

http://www.central3.com.br/lado-b-do-rj-009-tarcisio-motta/ 

 

 

 

 

Não vota? Então peraí… 

Anarquista que é anarquista não vota. E pensando nos ouvintes anarquistas que temos, falamos com Rafael Martins, da Rede de Informações Anarquistas (RIA), que esteve no programa em novembro de 2017 e explicou diversos pontos do movimento, um dos mais distorcidos do país. 

http://www.central3.com.br/lado-b-do-rj-41-anarquismo/ 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest